Cidade de Vassouras


1

Coleção Primavera/Verão - 2009 - Gelsomina - Siena - Itália



.......

n


150

150

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Recebi por e-mail estou apenas repassando.
...

Carta de Marcella Martins, Santa Maria - RS, à Presidente Dilma

Engula o choro, presidente.

Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria.

Engula o choro e todos os problemas desse país que nele estão escancarados.

Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem.

Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos.

Engula a pressão que todos os seus funcionários sentem todos os dias.


Engula que para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis.

Engula que os órgãos responsáveis por evitar que isso aconteça não funcionam.

Engula que eles deixaram essa, entre tantas e tantas casas mais, funcionar sem licença.

Engula que provavelmente alguém que também ganha pouquíssimo aceitou um suborno para que isso acontecesse. Engula que a senhora deu "é" sorte por ser apenas essa casa entre todos os tantos lugares que deveriam estar fechados, que caiu na boca da mídia.

Engula a mídia que vai atacar com todo o sensacionalismo possível em cima das famílias que estão procurando celulares em cima de corpos para reconhecer seus filhos.

Engula as operadoras que não funcionam e que provavelmente impediram uma série de vítimas a pedirem socorro.

Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo.

Não, presidente. Não chore ao falar da tragédia.

Faça!

Faça alguma coisa.

E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois.

Não se emocione.
Acione!

Acione a todos os órgãos públicos, faça uma limpa em sua maldita corrupção e devolva à segurança pública, às instituições sérias, aos professores, aos bombeiros, aos enfermeiros, aos seguranças, aos jovens, o mínimo de dignidade.
Não faça um discurso.

Mude o percurso.

Mude tudo porque estamos cansados de ver nossos iguais pegando fogo, morrendo afogados, morrendo nas filas, morrendo no crack, morrendo, morrendo, morrendo, e tendo como última imagem aquela tv aos fundos anunciando o fim de mais uma bilionária obra de estádio de futebol.

Não, presidente.

Desculpe, mas na minha frente, a senhora não pode chorar.

Não pode chorar sua culpa.
Não pode chorar sua inércia.

Não pode chorar no Chile mas também não pode chorar em Santa Maria.

Porque isso é muito maior do que só um acidente.

Isso é muito maior do que só sua comoção.

Engula o seu choro, presidente.

O seu, o dos jovens que perceberam que não teriam mais o que fazer que não morrer, e em especial, o de seus amigos e familiares, que em um país como esse, não têm outra opção que não chorar.

Engula o choro, presidente."

MARCELLA MARTINS.

Nenhum comentário: